Tabela de conteúdos

Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Bacaba - Oenocarpus bacaba

A bacaba (Oenocarpus bacaba) é uma árvore da família Arecaceae.

Características

A bacaba, bacaba-açu ou bacaba-verdadeira (Oenocarpus bacaba) é uma palmeira nativa da Amazônia. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme. Também se acha na floresta do Pacífico, no oeste da Colômbia. É uma palmeira mono-caule de porte alto e estipe liso. Pode atingir até 20 metros de altura e 20 a 25 centímetros de diâmetro.
Suas folhas são usadas pela população do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio, viga e cabo de ferramentas.

Frutificação

Dois cachos coloridos, geralmente em tons vermelhos e amarelos, pendem um pouco abaixo das folhas. O fruto é uma drupa sub-alongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. É arredondada, de casca roxa e polpa branco-amarelada, rica em um óleo, de cor amarelo-clara.

Cultivo

A propagação da bacaba é feita por sementes. Para formação das mudas, as sementes ou os frutos são colocados para germinar, após a colheita, em sementeiras contendo adubo orgânico e solo areno-argiloso, como substrato. Entre 60 e 120 dias ocorre a emergência da raiz.

Aves mais atraídas pela planta

Araçaris, anambés, psittacideos, dentre outros…

Ocorrência natural

Distribui-se por toda Bacia Amazônica, é mais frequente em matas secundárias de terra firme e capoeiras, nos estados do Amazonas, Pará, Acre e Tocantins.

Referências